A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DO DIESEL

A importância da análise do diesel


saiba mais sobre como analisar o diesel e identificar se o combustível está contaminado


Sinais do diesel adulterado

Quando o combustível está adulterado ou contaminado, o equipamento apresenta sinais como falhas na partida, alto consumo de combustível, baixa potência, borras acumuladas e fumaça em excesso. Se houver algum destes sinais em seus equipamentos, é recomendável realizar a análise do diesel que está sendo utilizado.

Análise do diesel

Para iniciar uma análise do diesel prévia, antes de enviar amostras para laboratórios, é necessário verificar a densidade do combustível. O aspecto do diesel já pode ser um indicativo de anormalidade. Se o combustível não estiver com aparência límpida, existe a chance de contaminação líquida - normalmente por água. Se houver presença de partículas sólidas, visíveis a olho nu, também é motivo de atenção.

Determinar com precisão a  presença de água e outras propriedades físico-químicas no combustível, é um trabalho que requer um laboratório com instrumentos mais precisos.  A densidade pode ser conferida através de um densímetro - a densidade ideal do diesel é  0,820 – 0,865 kg/l, a 20ºC.

Por conta da gravidade, a diferença de densidade faz com que a água fique na parte inferior e o óleo na superfície do tanque. Por conta disso, boas práticas de armazenamento e metodologia para coleta de amostras devem ser seguidas. Uma das consequências da água livre no diesel é a proliferação de microrganismos, que aceleram o processo de degradação do combustível.

A análise do diesel pode indicar probabilidade de ocorrer algum problema operacional devido a algum fator como contaminação. Neste caso, uma avaliação periódica permite a tomada preventiva de ações que permitem aumentar a vida útil do combustível e a segurança das operações.

Para os fornecedores, fazer análises laboratoriais é uma ótima opção para garantir que o melhor está sendo ofertado aos seus clientes. Em caso de adulteração, notifique a ANP para que uma denúncia seja feita. Se o problema for resolvido logo, melhor para a sua empresa. Assim, diversos prejuízos são evitados.

A importância da análise do diesel não está  só em ter certeza de que o produto foi adquirido com um fornecedor de qualidade. Ela é feita para verificar se há ou não contaminação.