.png)
Principais problemas causados pelo diesel contaminado
saiba mais sobre os problemas que o diesel contaminado pode causar e como evitá-los.
A contaminação é a principal causa de problemas operacionais, e está presente em todos os ambientes – por isso, é considerada, muitas vezes, como um inimigo invisível.
Um diesel contaminado pode causar vários problemas às empresas que utilizam esse tipo de combustível em máquinas agrícolas, veículos, motores industriais etc.
Principais problemas causados pelo diesel contaminado
Quando contaminado, o diesel provoca diversos danos ao sistema: além de mais propício à proliferação de microrganismos, partículas sólidas também aceleram o desgaste de diversos componentes por onde circula o combustível.
Quando o diesel contaminado entra na bomba injetora, por exemplo, as partículas de contaminação provocam desgaste, deixando a bomba desregulada ou até causando travamentos.
Na maioria das vezes, os bicos de injeção também sofrem tanto com o excesso de contaminação sólida quanto com as borras, podendo entupir total ou parcialmente, fazendo, por exemplo, com que o combustível passe a ser esguichado ao invés de pulverizado. Isso pode ser identificado quando a máquina ou motor começa a falhar e a perder desempenho.
O aumento no consumo de combustível e o excesso de fumaça são fortes sinais de que o sistema do motor está danificado
O diesel contaminado provoca desgaste em outros componentes do motor como válvulas de admissão, camisa do cilindro, pistão e anéis. Além disso, a queima do diesel poluído acaba por contaminar também o óleo lubrificante em todo o cárter, prejudicando os componentes que também são lubrificados, como virabrequins, biela e tuchos.
Quando os anéis, pistões, e cilindros ficam desgastados, o óleo lubrificante corre em excesso para as partes superiores do motor e começa a ser carbonizado pelas altas temperaturas.
Como evitar o diesel contaminado
Para evitar os problemas causados pelo uso de diesel contaminado, é necessário escolher fornecedores que possuam padrões de segurança e qualidade de tratamento de combustíveis.
Além disso, fazer análises de tempos em tempos para investigar as condições do óleo diesel usado em uma companhia também é essencial para garantir a tranquilidade de uma operação segura, com o mínimo de imprevistos causados pela contaminação.
O uso de bons aditivos para garantir qualidade e aumentar o rendimento do combustível também pode ajudar a evitar dores de cabeça.
Diesel contaminado por água
A água torna o diesel um ambiente mais propício à proliferação de bactérias, causando perda de rendimento do combustível. Essas bactérias são responsáveis por criar a famosa borra escura e corrosiva que fica alojada no fundo dos tanques. Essa borra entope os bicos, filtros e danifica diversos outros componentes.
Existem situações em que a água já estava presente nos tanques antes da chegada do combustível, e nesses casos é recomendado checar os locais antes de descarregar o diesel.
Também existem outros motivos que levam a água no Diesel, como a mudança de temperaturas, que promove a reação de condensação dentro dos tanques. Após a reação, a água é incorporada pelo diesel se decanta no fundo do tanque, alimentando as reações indesejáveis de degradação.