SAIBA OS TIPOS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAMINHÕES

Como já abordamos outras vezes, existem vários tipos de óleos lubrificantes para caminhões, cada um com suas próprias características e benefícios específicos. Três Irmãos elaborou um conteúdo para você conhecer os principais tipos de óleos lubrificantes para caminhões. Quando o assunto é produto base, temos três tipos:


Óleo lubrificante mineral:  o tipo mais comum de óleos lubrificantes para caminhões e é derivado do petróleo bruto. É uma opção econômica e oferece boa proteção ao motor, mas geralmente precisa ser trocado com mais frequência do que outros tipos de óleos lubrificantes.


Óleo lubrificante sintético: é fabricado em laboratório a partir de produtos químicos sintéticos e oferece melhor proteção contra o desgaste e oxidação. Além de permitir intervalos de troca de óleo mais longos, o óleo lubrificante sintético é mais caro do que o óleo mineral.


Óleo lubrificante semi sintético: é a mistura de óleo mineral e sintético e oferece uma combinação de proteção ao motor e intervalos de troca de óleo mais longos. É mais caro do que o óleo mineral e mais acessível do que o óleo sintético.


A base é apenas uma das características a ser observada quando está na hora de escolher os óleos lubrificantes para caminhões. Existem vários tipos de óleos para veículos disponíveis no mercado, cada um com uma aplicação.


Os tipos de óleos lubrificantes para caminhões


  • Óleo lubrificante do motor: o tipo mais conhecido de óleo para veículos e sua função principal é lubrificar as partes móveis do motor, reduzindo o atrito e o desgaste, também ajuda a manter o motor limpo, protegido contra a corrosão e reduz a temperatura do motor.
  • Óleo de transmissão: parte de transmissão do exige um tipo diferente de óleo lubrificante, os chamados ATF. O óleo lubrificante da transmissão é projetado para proteger as engrenagens da transmissão, reduzir o atrito e o desgaste e garantir uma troca suave de marcha.
  • Óleo lubrificante da direção hidráulica: a direção hidráulica exige um óleo lubrificante para manter o sistema funcionando corretamente, caso contrário, pode-se observar maior dificuldade de movimentar a direção e aumentar os ruídos, provenientes de atritos. Normalmente, utiliza-se o mesmo óleo que a transmissão.
  • Óleo do diferencial: utilizado para lubrificar as caixas de engrenagens em muitos automóveis, o óleo de diferencial ajuda a reduzir a temperatura, manter as engrenagens protegidas contra desgaste e corrosão, prolongando sua vida útil.
  • Óleo de freio: além de lubrificar o sistema, serve para transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio, trabalhando em conjunto com os discos e tambores para a frenagem. 


Importância da substituição dos óleos lubrificantes para caminhões


A substituição regular dos óleos lubrificantes para caminhões é crucial para manter o bom desempenho do motor e prolongar a vida útil dos veículos. Ela ajuda a lubrificar os sistemas, a melhorar a eficiência do combustível e a proteger o motor contra corrosão.


Devemos lembrar que não é qualquer óleo lubrificante que tenha disponível no momento da troca, que você pode colocar no seu caminhão. Existem diversas especificações que devem ser consideradas. Por isso, é bom estar atento ao manual e contar com a ajuda profissional. Nós da Três Irmãos temos diversos produtos para seu veículo - vamos conversar?