
Saiba mais sobre os óleos lubrificantes
entenda sobre as funções e classificações dos óleos lubrificantes
Quando falamos sobre óleos lubrificantes, temos que lembrar que a qualidade é o fator fundamental para garantir a durabilidade e a segurança nos motores. Por isso, seu estado deve ser sempre monitorado nas manutenções preventivas.
Como já citado em outros conteúdos, os óleos lubrificantes possuem diversas funções entre o motor ou compartimentos de uma máquina. A falta de lubrificação interfere na durabilidade e na performance dos sistemas, o que possibilita as chances de desgastes e falhas operacionais.
Os tipos de óleos lubrificantes
Os óleos lubrificantes são uma substância que ao ser aplicada entre duas superfícies, consegue protegê-las, porque formam um filme lubrificante que reduz o atrito entre os lugares em que foi aplicado. Eles são compostos de óleo base e aditivos. A base pode ser de óleo mineral, sintético ou semissintético. Já os aditivos são adicionados conforme a aplicação, sendo que os mais comuns são:
Detergentes: são responsáveis pela limpeza dos sistemas. O detergente atua impedindo que as impurezas do óleo sejam depositadas na placa metálica;
Dispersantes: também atuam na limpeza dos equipamentos. O dispersante evita o agrupamento da fuligem, ou seja, mantém a impureza de forma isolada e pequena, evitando o entupimento das galerias de óleo;
Anticorrosivos: Atuam neutralizando os ácidos, evitando que os metais presentes nas peças sofram corrosão;
Antidesgaste: são indicados nas formulações de lubrificantes acabados com objetivo de prevenir o contato direto metal-metal entre as superfícies lubrificadas;
Agentes de extrema pressão (EP): utilizados para reduzir o desgaste das partes metálicas. Funciona com a ação reativa dos reagentes de extrema pressão sobre as superfícies metálicas, sob condições de alta temperatura;
Emulsificantes: permitem a formação de uma emulsão estável entre água e óleo em que os óleos lubrificantes mantêm as suas características e propriedades principais.
Classificação dos lubrificantes
LÍQUIDOS
PASTOSOS
SÓLIDOS
GASOSOS
A aplicação dos óleos lubrificantes variam conforme o tipo de equipamento, suas características construtivas e operacionais. Por isso, é importante buscar informações nos manuais disponíveis e consultar profissionais especializados caso tenha dúvidas.
Os erros de lubrificação
Nas rotinas de lubrificação, alguns erros comuns podem causar grandes danos aos equipamentos e veículos,. São eles
- Lubrificação insuficiente;
- Lubrificação em excesso;
- Uso de lubrificante errado;
- Contaminação durante manuseio e abastecimento.
É importante que o trabalho de lubrificação seja feito por um profissional treinado, que siga as indicações dos fabricantes. O ambiente também deve ser limpo, organizado, protegido e os produtos devem ser identificados para evitar misturas não intencionais.
Aqui na Três Irmãos você encontra uma linha completa de óleos lubrificantes, entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos produtos e serviços. Estamos disponíveis 24 horas por dia durante 7 dias da semana, prontos para trazer soluções inteligentes a você.