CONHEÇA OS ÓLEOS FLUIDOS IDEAIS PARA GERADORES

Conheça os óleos fluidos ideais para geradores

suas propriedades químicas e os cuidados necessários para prolongar a vida útil de seu gerador


Comprar óleos para gerador não é uma coisa tão simples. 

Além da especificação, informada pelo fabricante do equipamento, é necessário estar atento à qualidade do óleo comprado, para que os equipamentos não sofram avarias ao longo de sua vida útil. 

O óleo diesel precisa também estar em conformidade com a legislação brasileira, que tem como principal objetivo reduzir os impactos que este combustível pode causar ao meio ambiente e à saúde humana. 

Existem alguns tipos diferentes de óleos que podem ser utilizados em geradores de energia elétrica movidos à diesel. 

Quando pensamos em combustível, temos óleo diesel B S10, e o óleo diesel B S500. 

No diesel, os dois tipos de óleos de gerador são definidos pela quantidade de enxofre em sua composição. Quanto menor o número, menor a fração. Desta forma, o diesel B S10 possui 10 ppm (partícula por milhão) de enxofre. O diesel B S10 também possui maior índice de cetano (48 contra 42 do S500), o que pode apresentar uma discreta melhora de desempenho do motor abastecido com essa fonte de energia.

Motores mais antigos podem rodar tanto com óleo diesel B S500 como o B S10, enquanto motores mais novos devem funcionar adequadamente  com o diesel S10.

Entre os fluidos que não combustíveis, também existem: 

Lubrificação do motor: o óleo de motor e a graxa. O óleo do motor é necessário para trabalhar entre as partes giratórias e em atrito do motor, enquanto a graxa se destina a manter a operação dos mancais de deslizamento e de rolamento.

No quesito de emissões de poluentes, os motores utilizados em geradores não são regulados pela Resolução 50/2013 da ANP, que abrange apenas os motores a diesel de veículos automotores. 

Líquido de arrefecimento: responsável por regular a temperatura operacional do motor, fazendo com que ele trabalhe normalmente enquanto há movimento, assim como atuar na prevenção de oxidação das peças que entrarão em contato com a água do sistema de arrefecimento.

Dessa forma, para identificar qual é o fluido recomendado para o seu gerador, é importante consultar o manual de instruções do mesmo. Caso não encontre esta informação, entre em contato com o fabricante ou com a empresa de manutenção do equipamento e verifique qual tipo de óleo é recomendado.