
Falta de lubrificação pode causar falhas ao motor
Não é novidade que a lubrificação do motor é considerada um dos principais fatores quando falamos sobre a manutenção preventiva. Afinal, muitos problemas surgem devido ao estado da lubrificação do motor.
Ao ser realizada corretamente, a manutenção preventiva aumenta a vida útil do motor, melhorando o desempenho e auxiliando na economia de combustível. Quando falamos de manutenção preventiva, devemos sempre incluir a troca de óleo em intervalos determinados pelo fabricante, para manter sempre uma lubrificação do motor ideal.
O sistema de lubrificação é composto por peças móveis que se desgastam durante o uso, devido aos atritos entre elas. Neste caso, o óleo lubrificante tem o papel de proteger as peças, diminuindo o atrito entre elas.
CONHECENDO O SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
O sistema de lubrificação do motor é um conjunto de componentes capaz de transportar o óleo lubrificante dentro de um circuito fechado. O óleo é espalhado por componentes como bomba de óleo, pescador, interruptor de pressão de óleo, cárter do motor e filtro de óleo.
Além de lubrificação do motor, uma das principais funções do fluido lubrificante é formar uma camada protetora entre as peças, visando a diminuição do atrito. O lubrificante realiza a limpeza do motor, refrigeração e na economia de combustível.
Caso haja problemas com o sistema, o motor tende a apresentar falhas e desgaste de peças.
PRINCIPAIS FALHAS DEVIDO À LUBRIFICAÇÃO
Consumo de óleo em excesso: quando existem desgastes dos cilindros, anéis de segmento e pistões ou variação na temperatura, o consumo de óleo aumenta. É hora de fazer uma revisão.
Diminuição da vida útil das peças: as peças vão se desgastando devido ao tempo de utilização, principalmente pelo atrito gerado. A lubrificação do motor é importante para evitar o desgaste entre as peças.
Corrosão: a presença de água é um dos principais fatores que contribuem para a corrosão. É preciso ficar atento.
Formação de depósitos: a fuligem, naturalmente gerada na combustão, é arrastada das superfícies pelo óleo circulante. Com o tempo, apenas o óleo não é capaz de remover todas as impurezas do sistema, sendo que substâncias insolúveis ficam acumuladas, prejudicando o motor.
COMO PREVENIR ESSAS FALHAS?
É importante olhar sempre o manual do fabricante do veículo ou equipamento para saber as práticas mais adequadas para a aplicação: qual o lubrificante especificado, período de uso, sinais a serem observados.
Uma das melhores formas de prevenir os problemas ligados à lubrificação do motor, é manter a manutenção preventiva em dia. Os danos causados pela lubrificação inadequada são frequentemente muito mais custosos para o proprietário do veículo do que a troca de óleo.
Por isso, não se esqueça de fazer a troca de óleo nos intervalos solicitados pelo fabricante e observar se está sendo utilizado óleo correto na troca para evitar novos problemas, afinal, misturar óleos indevidamente também pode ser ruim.
Aqui na Três Irmãos você encontra uma linha completa de lubrificantes para automóveis, máquinas e indústrias. Entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento, estamos disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.