
Cuidados necessários com geradores
saiba mais sobre os principais cuidados necessários com geradores de energia
Os geradores de energia são extremamente úteis para o aumento da produtividade das empresas por evitarem prejuízos durante as quedas de energia elétrica. Pela sua importância, são necessários alguns cuidados para que a vida útil desses equipamentos seja consideravelmente ampliada.
Todos os anos o Brasil enfrenta períodos de crise hídrica, fator que torna comum os famosos apagões. Nesses períodos, o fornecimento de energia diminui, e as chances de empresas ficarem de fora do fornecimento de energia são altas. Os geradores de energia são grandes aliados para manter o funcionamento dos equipamentos, sejam eles de indústrias, construções, hospitais, eventos e outros.
Entretanto, para que os geradores de energia possam de fato cumprir sua função é preciso que alguns cuidados sejam tomados para evitar imprevistos.
Principais cuidados com os geradores
1- Manutenção preventiva: é importante, não apenas quando falamos dos geradores, mas para qualquer equipamento. Ao realizar a manutenção preventiva você economiza, evita imprevistos e perda de tempo e dinheiro. Quanto mais tempo parado, maiores são os gastos.
Reserve um período mensal, bimestral ou trimestral para avaliações e manutenções preventivas. Além de garantir e estender a vida útil do aparelho, evitando a sobrecarga do gerador, você também estará cuidando da segurança dos seus colaboradores.
2- Local de instalação: antes de adquirir um gerador, é preciso escolher bem o seu local de instalação. Lembre-se de escolher uma superfície plana, para evitar o mau funcionamento do aparelho. A instalação pode ser interna ou externa: para locais internos, busque um local com ventilação e longe de qualquer objeto inflamável, pois os gases são prejudiciais à saúde e a alta temperatura pode liberar faíscas. Já para locais externos, é necessário procurar modelos com cabines para proteger o gerador de poeira, chuva e substâncias que podem ser corrosivas.
3- Atente-se ao motor: o motor é uma das partes principais para o seu funcionamento, por isso é preciso se atentar a qualquer eventualidade. É necessário prestar atenção às vibrações ou ruídos estranhos. Quase sempre há algo que precisa ser averiguado para evitar acidentes ou falhas no funcionamento do equipamento.
4- Combustível: o combustível também é um ponto que merece atenção. Os geradores de energia nunca devem ser abastecidos em funcionamento, por isso, verifique se há vazamentos antes de dar partida. O armazenamento deve ser realizado em um tanque apropriado, com o intuito de evitar contaminações externas, além disso, o combustível não pode ser armazenado por grandes períodos.
5- Atente-se a qualidade do óleo lubrificante: a qualidade do óleo lubrificante fará toda diferença na produtividade dos geradores de energia. Os óleos atuam evitando o atrito e desgaste dos componentes internos da máquina, e contribuem para manter a temperatura de operação segura, auxiliando na limpeza contínua do motor e permitindo a vedação, para que impurezas adentrem o sistema.
Quando contaminado pode obstruir os filtros e gerar falhas durante o funcionamento.
As dicas acima foram apenas alguns pontos para que você fique atento e saiba os principais cuidados, mas não se esqueça de dar total atenção com o seu equipamento.
Ao buscar os melhores lubrificantes para que seu gerador conte conosco, somos especialistas em oferecer soluções aos nossos clientes e estamos aqui prontos para te atender. Entre em contato com a nossa equipe.