
COMO REALIZAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM MOTORES A DIESEL
saiba como agir de forma preventiva com a manutenção de Motores a Diesel
A manutenção preventiva dos motores a diesel é de extrema importância, pois quanto mais atenção, menores são as chances de alterações não desejadas. Por conta da geração de fuligem, é necessário que os motores a diesel passem por manutenções e cuidados regulares. Toda aplicação que requer armazenamento de combustível, sobretudo em regime intermitente de operação, deve ser cuidadosa para evitar falhas operacionais em situações críticas.
Agindo de forma preventiva?
Realizar manutenção preventiva contribui para economia de tempo e dinheiro. Abaixo, seguem 3 dicas para otimizar a manutenção preventiva em motores a diesel.
1 Compre um diesel confiável
Pode parecer bobagem, mas é fundamental ficar atento aos fornecedores de diesel. Quando estamos na estrada não há tanta opção, mas em um local de abastecimento ou tanques de armazenamento, esse é um ponto a ser observado. O diesel deve ser límpido e isento de impurezas. Um fornecedor parceiro, além de oferecer um diesel de qualidade, pode prestar todo suporte em questões de abastecimento e armazenamento. A contaminação é um fator de preocupação.
2 Drene a água decantada
O diesel é um combustível oleoso imiscível com água, contudo, ele é higroscópico (absorve água com facilidade) - por isso, é muito importante atentar-se a essa combinação. Em tanques estacionários em que o combustível fica parado, a água decanta e forma uma fase na parte inferior do tanque. Por isso é importante criar uma rotina para verificar a presença de água e drenagem da água decantada periodicamente. O contato da água com diesel pode gerar reações indesejadas, como entupir bicos de injeção, que podem prejudicar todo o sistema.
3 Faça um check-list de itens a ser verificados
É importante que itens como indicador de nível e componentes como mangueiras, filtros, vedações e sensores de temperatura sejam verificados para garantir a segurança da operação
Essas práticas são fundamentais para que os motores a diesel tenham a melhor performance e que os prejuízos sejam minimizados. Práticas simples, se adotadas como atividades de rotina, contribuem positivamente para a saúde da operação, sem incremento de custo.
Custos com manutenção preventiva
Ao contrário do que muitos pensam, o custo de uma manutenção preventiva é muito menor do que o custo com manutenção corretiva, que envolvem:
Reparos de uma operação que deixou de ocorrer por indisponibilidade de equipamento;
Um sistema de combate a incêndio que não teve eficiência no caso de um acidente;
Falta de energia, que interrompeu um evento ou deixou um paciente sem atendimento;
Falha no motor que poderia ter sido revisado antes.
A manutenção preventiva ainda é uma atividade pouco valorizada, principalmente em tempos de recessão. Isso acontece porque ela é geralmente vista como um custo desnecessário, dado que a máquina ainda está trabalhando.
Pensamos sempre em oferecer soluções eficazes e inteligentes aos nossos clientes para que a saúde do diesel armazenado e do sistema estejam em dia - nós realizamos serviços “in-locco”, para maior agilidade, segurança e tranquilidade de nossos clientes.
Se deseja conhecer mais sobre os nossos serviços entre em contato conosco através do nosso site!