
Até dezembro de 2011, veículos pesados movidos a Diesel não tinham
o sistema de redução de gases como item obrigatório, por tanto, não contavam com esse
sistema. A partir de janeiro de 2012, todos os veículos produzidos e comercializados no Brasil passaram a ter esse sistema como recurso obrigatório. Isso foi implantado na sétima fase do PROCONVE, o programa do IBAMA responsável pelo controle de emissões veiculares.
A tecnologia que utiliza o Arla-32 é chamada de SCR
(Selective Catalityc Reduction). Os veículos com essa tecnologia possuem um
tanque de Arla separado do tanque de Diesel. Esse tanque geralmente é identificado com uma tampa azul com a palavra "Adblue", nome dado ao ARLA-32 na Europa, que já utiliza esse sistema desde 2006. No escapamento, o Arla-32 é
pulverizado, fazendo com que uma reação química aconteça no catalisador e a
emissão de NOx (Óxido de Nitrogênio) seja praticamente eliminada.
Para que o sistema SCR funcione corretamente, é necessário que o Diesel utilizado tenha baixo teor de enxofre, sendo recomendada a utilização do Diesel S-10. A utilização de outro Diesel poderá acarretar em falha nos componentes, danos ao motor, aumento no consumo de combustível e Arla, entre outros problemas no sistema.
Se sua empresa conta com caminhões ou ônibus com o sistema SCR, entre com contato com a Três Irmãos e verifique condições especiais para abastecimento de frota no estado do Rio de Janeiro.