ÓLEO LUBRIFICANTE INDUSTRIAL: MITOS E VERDADES

Quando falamos sobre cuidados com o seu veículo ou equipamentos, não é apenas sobre limpeza ou manutenções complexas. Poucas pessoas se atentam à importância de observar os itens básicos como o óleo lubrificante e seu período de troca. Ficar atento aos pequenos detalhes, também é fundamental para o bom funcionamento de qualquer sistema. 

Para te ajudar, a Três Irmãos preparou uma lista de mitos e verdades sobre os cuidados com o óleo lubrificante industrial.

Mitos e verdades

  1. A cor do óleo é um indicativo que está na hora de trocar: MITO Nem todo óleo lubrificante apresenta a mesma coloração, então, partindo disso, já podemos imaginar que trata-se de um mito. Em geral, todos os óleos vão escurecendo com o tempo, pois estão cumprindo um de seus papéis: o de remover as impurezas. Trata-se de um processo totalmente normal e não indica que é hora de ser trocado.
  2. Um óleo de qualidade não fica velho, então pode ser utilizado por muitos anos. MITO

    Todos os lubrificantes possuem prazo de validade. No caso de veículos, a montadora pré-determina um período de troca, que é estipulada em função da quilometragem ou tempo de uso no motor do veículo. Isso é informado no manual do proprietário . Todo óleo lubrificante precisa ser trocado. O lubrificante pode oxidar ou sofrer contaminação, que afeta as propriedades do lubrificante.
  3. O melhor óleo é o recomendado pelo fabricante: VERDADE Os veículos e maquinários passam por diversos testes para determinar o lubrificante adequado para aquela aplicação. Ao utilizar um produto com características diferentes, você pode comprometer a operação e causar danos importantes. É preciso seguir sempre a especificação do produto indicada pelo fabricante. Se a informação não estiver clara, informe-se no manual da máquina ou consulte o fabricante.
  4. Não há diferença entre os lubrificantes: MITO Os óleos lubrificantes não são todos iguais. Existem diferenças significativas entre bases, viscosidades e pacotes de aditivos. Não é por acaso que há especificações do fabricante. Por isso, é importante que os produtos sejam armazenados devidamente identificados para evitar o uso indevido
  5. Não se deve misturar lubrificantes: VERDADE Os lubrificantes  minerais, sintéticos ou semissintéticos possuem óleos básicos com características distintas. Existem produtos que são compatíveis, de formulação similar. Existem os compatíveis, de formulação distinta e também os incompatíveis. Dependendo do que se mistura, podem haver outras reações indesejadas, eventualmente, até perigosas.

Todos esses mitos e verdades que apresentamos são perguntas comuns e que recebemos com determinada frequência aqui na Três Irmãos. 

Ao escolher o lubrificante busque informações confiáveis sobre a especificação e utilize-as ao consultar qualquer fornecedor. a Três Irmãos terá satisfação em encontrar o melhor produto para sua aplicação. Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas, estamos prontos para te atender.